BIORREATOR e FERMENTAÇÃO
BIORREATOR e FERMENTAÇÃO
ETANOL
O Etanol (CH3 CH2OH ou H6OC2), também chamado álcool etílico é um álcool composto de carbono, hidrogênio e oxigênio, classificado como uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído (PETROBRAS, 2013).
No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável





No processo fermentativo, a variável aeração melhora significativamente a viabilidade da levedura durante a produção de etanol. Esta melhoria se deve ao estado G0 / G1 quiescente não dividido no ciclo celular das leveduras.
Além disso, é bem conhecido que uma perda de viabilidade durante o processo de fermentação é causado pela desintegração da membrana, o que leva ao comprometimento de algumas proteínas de transporte na membrana celular e estimulação de uma condição de limitação de nutrientes (SEO et al., 2009). Para a produção industrial de etanol é importante o desenvolvimento de métodos economicamente viáveis.
REFERÊNCIAS
Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=58595544>. Acesso em 18/06/2019
Disponível em: <http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/etanol>. Acesso em 18/06/2019
Disponível em: <https://jornalcana.com.br/etanol-ou-alcool-combustivel-saiba-tudo-sobre-etanol/>. Acesso em 18/06/2019